quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Cuidados com o Cabelo: Piscina

Queridasss! Para quem não sabe eu sou a mais nova frequentadora de aula de hidromix (hidrojump, hidrobike e hidroginástica). A aula é maravilhosa, dá uma canseira e a gente sai toda doída. Eu estou adorando. A única coisa que ainda me incomoda é a questão: cabelos+ piscina= palha. Sendo assim dei uma fuçada na internet e encontrei um artigo do GNT muito legal que dá umas dicas bacanas sobre cuidados com a pele e com os cabelos para quem frequenta pscina.Segue a reprodução do texto:
ANTES DA PISCINA

Mantenha a película protetora da pele“Nunca lave o rosto com sabonete antes de entrar na piscina, pois isso dá uma quebrada na película protetora da pele e ela fica mais exposta”, diz a esteticista Roseli Siqueira.
Cuide da alimentação
A alimentação é muito importante para o bem estar da pele. Mas também é preciso lembrar de consumir alimentos que mantenham a sua emulsão epicutânea natural, que é essa pequena oleosidade protetora. Incluir em suas refeições diárias uma colher de azeite é uma boa maneira de fazer isso.
Aumente a resistência da peleAntes de entrar na piscina com cloro, use produtos à base de lipossomos e ceramidas. O lipossomo encapsula as células, impedindo o contato delas com o cloro. As ceramidas retêm a água do corpo, o que também funciona como uma película de proteção.
Dê uma ’selada’ nos fios
Hoje em dia, existem alguns produtos que dão uma selada nos fios e impedem que, tanto o cloro quanto os raios solares penetrem neles. O ideal são os sprays, pra não deixar o cabelo melecado. Esses produtos podem ser usados antes e depois do seu banho de piscina, pra continuar protegendo os fios dos efeitos do sol.
DEPOIS DA PISCINA
Limpeza completa da pele
É muito importante tirar da pele toda a sensação de cloro. O ideal é limpá-la em algodão embebido com chá ou loção. “Eu gosto de usar demaquilante, pois tem um pouquinho de óleo”, diz Roseli Siqueira.
Elimine todo o cloro dos fios
Depois de expor o seu cabelo é preciso eliminar todo o cloro, e os xampus e condicionadores comuns geralmente não atuam de forma tão completa. O ideal é lavá-los com um produto antirresíduo para tirar o excesso, sugere a cabeleireira e maquiadora Juliana Barbosa.
Atenção especial aos olhosComo a área dos olhos é muito fininha, tende mais a secar e, assim, escurecer, enrugar. Então, é importante fazer compressa nos olhos para hidratar. Faça uma compressa de água de rosas e mel, por exemplo.
Hidrate seu cabelo
O cloro é muito agressivo. “Ele penetra nos fios, endurece o cabelo e o deixa esverdeado”, conta Juliana Barbosa. Por isso, mesmo que você o proteja, é importante aplicar uma máscara hidratante pra dar uma revitalizada.
Se os cabelos esverdearemDê uma primeira lavada com detergente e só depois aplique o xampu e o condicionador normalmente. Se ainda não sair, depois de três ou quatro dias use de novo. Também aplique uma máscara hidratante após o banho. “Mas tem que ser máscara branca, porque se houve alteração na cor dos cabelos, é sinal de que a melanina está sensível”, explica Juliana.
Para quem está sempre na piscina
Outra dica importante, principalmente para quem faz natação ou está sempre na piscina, é ter um cuidado mais especial com a pele uma vez por semana. “Se você vai para a piscina na quarta e na sexta, por exemplo, aplique uma máscara hidratante durante 15 minutos no sábado”, ensina Roseli Siqueira.
Um carinho especial
A pele precisa ser respeitada. Que tal dar uma atenção especial a ela? Faça uma massagem e dê beliscões largos para ativar a circulação e trazer mais vitalidade.
Proteja sua touca de natação
Essa é para quem faz natação: para que a touca de silicone não saia da sua cabeça, depois que lavar a touca seque direitinho e passe um pouco de talco.
Fonte: Estar Bem – GNT

Um comentário:

  1. Meu cabelo tá zuado por conta do verão. Relaxei esse ano. Agora só cortando.

    ResponderExcluir