segunda-feira, 11 de julho de 2011

Receitinha: Salada Verde com Croutons e Shitake (com molho de balsâmico reduzido)




Esse é o preparo de uma saladinha mais elaborada. Vamos lá

Ingredientes: 1 bandejinha de shitakes frescos,1 dente de alho ralado, azeite de oliva, pãozinho amanhecido, folhas verdes de sua preferência, tomate (opcional), sal, queijo de cabra picadinho

Para o preparo do Shitake: lave bem e lamine um a um. Reserve. Numa figideira coloque um fio de azeite de oliva e aqueça um pouco. Frite o alho e acrescente os shitakes. Frite mexendo e acrescente um pouco de vinho ( mais ou menos umas 3 colheres de sopa) e espere evaporar. Desligue o fogo e reserve.





Agora os croutons (também uso croutons em sopas e caldos)

Preparo: Aqueça o azeite em uma frigideira e coloque as fatias de pão para fritar. Salgue a gosto. Vire para não queimar. Quando quero deixar bem temperadinho corto os pães em pedaços bem pequenos (bem menores que os da foto) , assim eles ficam mais gostosos, mas eu tava com uma baita preguiça de ficar picando pão...






Para o molho (não tirei foto) os ingredientes são: 200ml de aceto balsâmico e 1 colher e meia (sopa) de mel. Numa panela ferva o aceto até ele reduzir a 100ml. Acrescente o mel devagar e mexa bem apurando. Em cerca de 2 minutinhos ele já esta no ponto certo. Desligue e espere esfriar.

Para montar a salada, coloque as folhar verdes, o tomate, o queijo picadinho numa saladeira e espalhe os croutons e o shitake. Sirva com o molho de aceto balsâmico.
**Uma sujestão: Acrescente folhas de manjericão frescas, fica delicioso.



espero que gostem, beijosss

Nenhum comentário:

Postar um comentário